Regras básicas para apreciar um bom Charuto

 

 

Guia do Charuteiro

Regras básicas para apreciar um bom charuto

Regras básicas para apreciar um bom Charuto INTENSIDADE DOS CHARUTOS – Os especialistas costumam divergir sobre a intensidade dos charutos, sendo que aquilo que é forte para alguns, pode ser médio para outros, dependendo muito da sensibilidade individual. De qualquer forma, se você consome mais de um charuto por dia, procure selecionar produtos de intensidade semelhante ou procure incrementar a intensidade ao longo do período. Nunca fume um charuto suave depois de um forte, você não perceberá, no segundo, todas as suas nuances.



CHARUTOS MAIS GROSSOS OU MAIS FINOS - Os charutos mais grossos queimam mais e tendem a oferecer um sabor mais suave que os mais finos.

CHARUTOS CLAROS OU ESCUROS – A cor das capas – cobertura externa que envolve o charuto – pode variar de madura a clara. A capa possui um papel importante na definição do sabor do charuto. As capas escuras tendem a ser mais doces do que as claras.

CHARUTOS FRESCOS OU ENVELHECIDOS – Como os vinhos, os charutos também podem ser consumidos envelhecidos. Armazenados corretamente, eles podem se conservar por pelo menos 15 anos. O envelhecimento aperfeiçoa o sabor de algumas variedades.

CONSERVAÇÃO – Os produtos de tabaco de origem orgânica se deterioram com o tempo. O tabaco é um produto altamente higroscópico, ou seja, possui uma alta capacidade de absorção da umidade ambiental. O excesso de umidade pode ser extremamente prejudicial para o produto. Por esta razão, é importante mantê-lo dentro de um nível de umidade entre 65 e 70 % - patamar dentro do qual se elimina o risco de ruptura por excesso de secura sem trazer o risco do produto mofar. Por esta razão se recomenda manter o produto em humidores. Pode-se comprovar a qualidade de conservação de um charuto mesmo antes de acendê-lo. Coloque-o entre os dedos e exerça uma pequena pressão. Se o mesmo apresentar-se sensível ao toque e se a capa apresenta uma textura sedosa, pode-se consumir.

COMO CORTAR O CHARUTO – Use um cortador para extrair a ponta do charuto, tomando o cuidado de não desenrolar a capa. Nunca perfure o produto, o que comprime o fumo. Se deseja retirar a anilha, espere um pouco depois de acendê-lo e tome cuidado para não desenrolar a capa.

   

Artigo Relacionado: Preserve seus Charutos

 
  
  
    
 
  

Copyright © Artdesigner Samuel.Todos os direitos reservados

Conheça nosso Show Room: Marque um horário conosco para visita.

Endereço: Rua José Oiticica, 226   Jardim Itapema   São Paulo - SP    Cep: 03578-080    

referencia: próximo ao Shopping Aricanduva